Pe Wagner

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

RIQUEZA DA IGREJA CATÓLICA

Padre, o que dizer da riqueza da Igreja?
Quem fala da riqueza da Igreja é porque não conhece a Igreja, sua missão, suas necessidades, etc.
A única Instituição que está no mundo inteiro, por mandato de Deus, com o fim de salvar a todos, é a Igreja. É claro que para cumprir essa missão, ela precisa de dinheiro. Já pensou manter um Núncio Apostolico e um Nunciatura em cada país de mundo; mais de 200, quanto não custa isto!
Além do mais, eu acho que o único Chefe de Estado da Terra que não tem um avião a sua disposíção é o Santo Padre, que viaja pela Alitália. Os bens do Vaticano (que aliás se resume a 0,44 km quadrados) foram doados por pessoas que gostavam da Igreja. Hoje formam o Museu do Vaticano; que é um bem da Humanidade, Patrimônio da Humanidade, como Ouro Preto, Roma, etc. etc, etc.
Não são bens vendáveis. Pertence a toda a Cristandade. Todo ano o jornal do Vaticano publica as contas da Santa Sé; sempre deficitária. A Igreja, até 1870 tinha um Estado Pontifício, boa parte da Itália; pois bem isto lhe foi arrancado violentamente mediante a guerra de unificação da Itália, por Vitor Emanuel II. Restou à Igreja os 0,44 km quadrados de terra. A riqueza do Vaticano é portanto, histórica, e não financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.